top of page

Coletiva marca o lançamento da Feitec e do Congresso de Educação Social 2023

Atualizado: 5 de jul. de 2023





A Obra Social Dom Bosco e organizações parceiras realizaram na manhã do dia 25 de abril, uma terça-feira – com transmissão ao vivo pelo portal feiteczl.com, a Coletiva de Parceria e de Imprensa para o lançamento oficial da 5ª Feira de Inovação e Tecnologia na Zona Leste, a FEITEC, e da 4ª edição do Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor, que acontecem entre os dias 18 e 23 de setembro.



 

(da direita para a esquerda) João Roberto Campaner, diretor de unidade – Senai SP; Alessandra Fittipaldi, representante do Sebrae Itaquera; Nayara Bazzoli, gerente do Global Opportunity Youth Network (GOYN) São Paulo; e Nathalie do Nascimento, representante do Senac Itaquera, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023


Criada em 2007 para proporcionar à zona leste da capital paulista a vivência dos grandes eventos em pavilhões de exposição, a FEITEC proporciona ainda o contato direto do público com as tecnologias, a difusão de produtos e serviços entre empreendedores, troca de conhecimento, rodadas de negócios, além de apresentar a região como pólo de ação, criação e potência.


Em 2023, tanto a FEITEC como o Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor, que foi realizado pela primeira vez durante a segunda edição da feira, em 2011, colocarão, no centro das discussões, importantes desafios da contemporaneidade, ao tratar de perspectivas de inovação no cenário regional e global, questões fundamentais sobre humanismo e a necessidade do avanço das agendas e políticas para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015, serão pautas principais, além do foco na estruturação e na ampliação da educação profissional e das tecnologias e estratégias de impacto social.


 

Reprodução da relação com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, idealizados no dia 25 de setembro de 2015, por meio da Resolução 70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas, na ONU



 

Convidados, imprensa, empreendedores e empresários acompanharam a abertura oficial da coletiva, quando o presidente e fundador da Obra Social Dom Bosco, padre Rosalvino Morán Viñayo, e o diretor-tesoureiro, padre Aramis Francisco Biaggi, contextualizaram a importância da realização de ambos os eventos e de que esta será a maior Feira de Inovação e Tecnologia na Zona Leste de todos os tempos:


Padre Rosalvino (esq.) e Padre Aramis (dir.) durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023



“A chegada da Dom Bosco mudou a comunidade de Itaquera (…) O povo sempre fala que, antes da Dom Bosco, Itaquera era uma e, depois da Dom Bosco, o bairro passou a ser outro. Sem vaidades e sem orgulho, a Dom Bosco está firme na presença e no compromisso de capacitar e qualificar uma multidão de jovens e adultos; muitos que já passaram por aqui e se formaram com o apoio de todas as entidades parceiras. Não posso deixar de citar, inclusive, a primeira empresa que nos apoiou e que nos doou máquinas para começar a oficina de mecânica: a Romi S.A., de Santa Bárbara d’Oeste (…) Não tenho dúvidas de que essa será a maior feira de inovação e tecnologia na zona leste de todos os tempos! A zona leste merece, não merece!?”.

Padre Rosalvino Morán Viñayo

fundador e presidente da Obra Social Dom Bosco




 

Padre Aramis (esq.) e Padre Rosalvino (dir.) durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023



“O importante desse Congresso e dessa Feira é que unidos somos mais fortes. Nós precisamos passar para a juventude, que está conosco no dia a dia, a importância maior dos estudos e de uma boa qualificação. O nosso pai e mestre, Dom Bosco, tem como o seu sonho maior o ato de cuidar e de qualificar a juventude mais necessitada. Faremos mais e melhor e mostraremos que a comunidade da Zona Leste tem o seu significado e valor na cidade de São Paulo. Vamos divulgar esta boa notícia!”.

Padre Aramis Francisco Biaggi

diretor-tesoureiro da Obra Social Dom Bosco


 

Perspectivas

Na sequência, membros das instituições que fazem parte da Comissão Organizadora falaram sobre a participação em ambos os eventos e do histórico na atuação e no fortalecimento do território. João Roberto Campaner, diretor de unidade do SENAI SP, enfatizou que “Dom Bosco e SENAI são duas casas irmãs” na mobilização em torno do ensino profissionalizante:


“É um prazer estar aqui junto com o Padre Rosalvino e o SENAI São Paulo para apoiar o Congresso de Educação Social, assim como a Feira de Inovação e Tecnologia. Já participamos de várias edições da FEITEC. O Senai e a Dom Bosco são duas casas irmãs. Dom Bosco, lá atrás, como filosofia, pensou na educação profissional como a educação dos jovens; o Roberto Simonsen (engenheiro, industrial, intelectual, administrador, empresário, escritor e político brasileiro), em 1942, também iniciou esse trabalho. Está na raiz e na essência dessas duas casas trabalhar a educação profissional como modelo de educação. A Feira de Inovação e Tecnologia é uma oportunidade para que os alunos conheçam as inovações e as habilidades comportamentais, as quais eles poderão apresentar por meio dos seus trabalhos (…) Para nós é uma grande alegria poder participar e expressar que estar na FEITEC é estar alinhado com a nossa missão; e quando falamos de um ‘Congresso de Educação’, nós, como educadores, sabemos que um país só se muda por meio dessa educação. Contem com a gente, Padre Rosalvino, um parceiro de tanto tempo, pois o SENAI está muito feliz de estar aqui, mais uma vez”.

João Roberto Campaner

diretor de unidade do SENAI SP



 

Alessandra Fittipaldi, representante do Sebrae Itaquera, fala da participação do Sebrae durante a Feira



Alessandra Fittipaldi, representante do Sebrae Itaquera, falou da importância da retomada e da ansiedade pela realização dos eventos, após o longo período de distanciamento causado pela pandemia de Covid-19:


“Em nome do Sebrae Itaquera, do Ricardo Borgheresi Calil, nosso gerente aqui da unidade, quero dizer que estamos muito felizes na continuidade desta parceria. Somos parceiros do Padre Rosalvino e da Obra Social Dom Bosco a mais de 15 anos e estávamos muito ansiosos pela realização do Congresso e da Feira. Ficamos um longo tempo, por conta da pandemia, distantes das ações e dos eventos e, portanto, vamos fazer acontecer. A nossa expectativa é essa e o Padre Rosalvino, a Obra Social Dom Bosco e Itaquera podem contar conosco para essa retomada”.

Alessandra Fittipaldi

representante do Sebrae Itaquera


 

Nayara Bazzoli, gerente do Global Opportunity Youth Network (GOYN) São Paulo, apresenta a Rede de Oportunidades da GOYN, que estará acessível ao público jovem da FEITEC



Pela primeira vez como integrante da Comissão Organizadora em ambos os eventos, a Global Opportunity Youth Network (GOYN) São Paulo, que tem como parceiro articulador a United Way Brasil, proporcionará aos jovens de 15 a 29 anos, que visitarem a FEITEC, a possibilidade de participarem de sua “Rede de Oportunidades”. Nayara Bazzoli, gerente da GOYN, falou sobre a expectativa e sobre o alcance da iniciativa:


“Quero agradecer o convite de estar aqui e da GOYN São Paulo fazer parte da feira. Somos um programa global de inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social, presente em mais de sete países do hemisfério sul, além do continente africano, cujo objetivo principal é formar os jovens e colocá-los no mercado de trabalho; objetivos os quais têm total sinergia com a Dom Bosco (…). O GOYN trabalha em rede, atualmente temos 80 organizações que fazem parte dessa rede na cidade de São Paulo (…), e a Dom Bosco é uma delas, pela qual os jovens, que se inscreverem para visitar a FEITEC 5.0, poderão acessar a nossa rede de oportunidades. (…) A gente quer muito que esses jovens estejam integrados, seja digitalmente, presencialmente ou fazendo parte de um ecossistema mais amplo no território. (…) O GOYN é uma iniciativa que começou nos Estados Unidos, mas que também está aqui no Brasil, em São Paulo, desde 2020, e que para nós (…) faz todo o sentido buscar novas parcerias e conhecer quem está trabalhando pelas juventudes e potências na cidade, como a Obra Social Dom Bosco”.

Nayara Bazzoli

gerente do Global Opportunity Youth Network (GOYN) São Paulo



 

Nathalie do Nascimento, representante do Senac Itaquera, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa



Nathalie do Nascimento, representante da unidade do Senac Itaquera, também lembrou da parceria de muitos anos com a Dom Bosco e da importância de acreditarmos na educação, prerrogativa sempre presente nas ações de todo o sistema “S”:


“Em nome do André Mendonça, gerente do Senac Itaquera, Senac localizado aqui no centro comercial do bairro, em nome do Senac São Paulo, um parceiro do Padre Rosalvino e da Obra Social Dom Bosco há muito tempo, estamos felizes por estarmos juntos em mais uma edição da feira e do congresso. Participamos de todas as edições da FEITEC até hoje; acreditamos na educação, assim como todo o sistema “S”, que trabalha com a educação profissional, com os jovens aprendizes, com os adultos, e esperamos também que esta seja a maior feira que a gente já realizou até agora. Os alunos do Senac, os nossos comerciantes da região, estarão todos presentes para que possamos movimentar a cena do nosso território. Nos vemos lá!”.

Nathalie do Nascimento

representante da unidade do Senac Itaquera



 

Força da região

Delegada Rose, representante da COHAB, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023


O segundo grupo de membros da Comissão Organizadora fez questão de ressaltar o olhar sobre as oportunidades que a zona leste de São Paulo oferece e de contribuir na construção e no desenvolvimento da cidade como um todo. Representante da Companhia de Habitação da Prefeitura de São Paulo (COHAB), a Delegada Rose enalteceu o “trabalho magnífico” feito pela Dom Bosco em Itaquera e que a COHAB estará a disposição para contribuir para a realização de ambos os eventos:


“O meu trabalho sempre foi na luta contra a violência à mulher. Sou a delegada que criou a primeira delegacia em defesa da mulher e, hoje, volto aqui, Padre Rosalvino, com um carinho e uma saudade enormes, porque há mais de 30 anos que lhe conheço e convivo com a Obra Social Dom Bosco; este trabalho magnífico que aqui é feito. Represento a COHAB – a Companhia de Habitação da Prefeitura de São Paulo, em nome do nosso presidente, João Cury, para dizer que estaremos à disposição para participar de ambos os eventos. Essa região, inclusive, tem muitos empreendimentos da nossa companhia (…) Estaremos juntos com vocês, ajudando em tudo aquilo que a gente puder e tenho a certeza, como foi dito, que essa feira vai ser uma das maiores da zona leste; com esse pessoal todo que está aqui, empenhado em fazer as melhores coisas para os nossos jovens, tenho certeza que vai ser um grande sucesso”.

Delegada Rose

representante da COHAB




 

Tatiane Cecília Enéas Arruda, representante do Instituto Federal São Paulo – Campus São Paulo, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023


Tatiane Cecília, do Instituto Federal São Paulo – Campus São Paulo, fez questão de lembrar da tradição da qualificação profissional em ambas as organizações – no Instituto Federal e na Obra Social Dom Bosco:


“É interessante falar da educação profissional, porque Nilo Peçanha (presidente do Brasil de 1909 a 1910 – patrono da educação profissional e tecnológica no Brasil) vai beber lá na fonte de Dom Bosco, no Liceu Coração de Jesus, nos antigos oratórios, para buscar a qualificação profissional para jovens em vulnerabilidade social. Em 1909 ele funda a Escola de Artífices e Pontífices (Escola de Aprendizes Artífices), que hoje é o Instituto Federal, a maior rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O Instituto Federal de São Paulo tem 42 campis e a gente tem como prerrogativa o ideal de Dom Bosco, que é levar uma educação de qualidade, com princípio crítico, ético e principalmente inovador aos nossos jovens. A gente já é parceiro da FEITEC há alguns anos, e estamos aqui compondo o grupo de trabalho da programação, compartilhando saberes e fazeres na educação profissional, de modo a levar educação de qualidade a quem mais precisa”.

Tatiane Cecília Enéas Arruda

representante do Instituto Federal São Paulo – Campus São Paulo


 

Professora Alcina Maria da Conceição, vice-presidente da Associação Unidos por Artur Alvim, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023


Vice-presidente da Associação Unidos por Artur Alvim, e integrante dos grupos de trabalho de programação e comunicação, a professora Alcina Maria destacou o momento para se evidenciar a nossa região, comumente vista pelas pessoas como uma área situada em um dos extremos da cidade:


“Moro e resido a minha vida inteira (na zona leste); (…) quando fomos convidadas para participar da primeira reunião, não tivemos dúvidas em participar. Por quê? Porque somos aqui da zona leste… Nascidos e educados nesta região; Eu fui educanda, fui educadora, continuo sendo educadora, e não podemos abrir mão da nossa união. A zona leste é uma região que, quando as pessoas falam, a imprensa fala, comumente se diz: ‘lá no extremo leste, em Itaquera, em Artur Alvim’; Nós precisamos fazer com que esse ‘extremo leste’ mostre a que veio. Somos em muitos e unidos, como diz a própria Associação Unidos por Artur Alvim; associação que tem uma ampla proposta socioeducacional. Unidos, nós poderemos vencer toda e qualquer barreira e, junto à Obra Social Dom Bosco, o que conhecemos dessa casa, não tem como dar errado. De mãos dadas, eu tenho certeza, realizaremos um bom trabalho em setembro; eu acredito e acredito que todos aqui também.”

Professora Alcina Maria da Conceição

vice-presidente da Associação Unidos por Artur Alvim



 

Paulo Roberto Eduardo Raposo Tavares, representante da Subprefeitura de Itaquera, na Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023


Representante da Subprefeitura de Itaquera, Paulo Roberto Tavares destaca a referência que a Obra Social Dom Bosco se tornou em Itaquera:


“É um prazer estar aqui, representando a nossa Subprefeita, Silvia Regina e, ao padre Rosalvino, estendo o nosso cumprimento e a todos da Obra Social Dom Bosco. O padre e a Obra são sempre trunfos para Itaquera; quando estamos em alguns lugares e as pessoas falam: ‘eu tenho isso, eu tenho aquilo’, a gente sempre fala: “nós temos a Obra Social Dom Bosco”. (…) Eu fui aluno do Centro Paula Souza, participei de feiras de tecnologia, e sei como é importante para o jovem participar (desses eventos); Lembro que dois, três dias antes, quando vai chegando o dia da Feira, a gente, muito jovem, vendo o trabalho (…) se tornando algo muito maior, vê com alegria o resultado. É de uma importância enorme para o jovem. A Subprefeitura de Itaquera está de portas abertas para tudo o que a FEITEC precisar (…), com todo o carinho e com muito trabalho estamos juntos. Pode contar com a gente”.

Paulo Roberto Eduardo Raposo Tavares

representante da Subprefeitura de Itaquera



 

Frente Social e Educacional

Marta Yurie Yoshikawa, assistente social do CRAS Itaquera e responsável pela gestão da parceria dos Cedesp’s


O terceiro grupo de membros da Comissão Organizadora enalteceu a união e o potencial das organizações presentes no território da zona leste. Marta Yurie, assistente social do CRAS Itaquera e responsável pela gestão da parceria dos Cedesp’s, ressaltou que: “acompanho o serviço (realizado pela Obra) há alguns anos e é um trabalho enorme a realização da FEITEC (…) É um evento extraordinário e esse ano estaremos aqui, juntos, novamente”.

 

Kátia Regina Marques, assistente social do CRAS Guaianases, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023


Kátia Regina, assistente social do CRAS Guaianases, lembrou que “somos vizinhos de território” e que esta é primeira participação na FEITEC da unidade. Ela disse: “Estamos na comissão de organização e bem satisfeitos em participar, pois a gente acredita no trabalho coletivo e com certeza o resultado será gratificante para toda a população e toda essa juventude”.
 

Andreia Alves, representante do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023


Andreia Alves, representante do BOMPAR, destacou que a FEITEC e o Congresso são uma oportunidade de alinhamento para transformar e empoderar coletivamente os territórios:


“Estou representando o padre Osvaldo Bisewski, presidente do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, e estamos muito felizes por sermos convidados e participar de dois eventos tão grandiosos como a FEITEC e o Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor. O Bom Parto atua na região leste atendendo a 10 mil pessoas diariamente, desde a primeira infância até a população em situação de rua, com parcerias desde a educação até a assistência social e a saúde. Nós estamos compondo o grupo de trabalho de programação, porque a gente acredita no potencial da nossa juventude, das nossas organizações sociais e no território da zona leste. Viemos para somar, compartilhar e contribuir, para que a experiência de uma feira com tecnologia e gestão social esteja alinhada com o Pacto Educativo Global, um chamado do Papa Francisco, ao envolver a juventude a as organizações sociais do mundo. É um alinhamento para dizer que é possível transformar coletivamente e empoderar os territórios. É o nosso compromisso de poder compartilhar experiências exitosas para o bem comum, de uma zona leste potente, propositora tanto de políticas públicas como de ações educativas na transformação do ser humano. Nós do Bom Parto agradecemos as provocações, o convite para fazer parte e viemos para arregaçar as mangas, fazer juntos e mostrar a potência que é a zona leste de São Paulo”.

Andreia Alves

representante do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto



 

Professora Jusleide Araújo, representante da Diretoria de Ensino – Leste 2, durante a Coletiva de Parceria e de Imprensa da FEITEC e Congresso 2023


A professora Jusleide Araújo, representante da Diretoria de Ensino – Leste 2, fechou a rodada de falas dos representantes da Comissão Organizadora e ressaltou a oportunidade que a FEITEC ofertará aos estudantes de 93 unidades escolares presentes na diretoria:


“É a primeira vez que estamos participando (Diretoria de Ensino – Leste 2) , estou nos grupos de trabalho de parceria e de comunicação e é uma oportunidade para nossa diretoria de ensino, que temos 93 escolas, de trazer os nossos estudantes para conhecer esse trabalho tão maravilhoso da Obra Social Dom Bosco. Tenho certeza que será um sucesso”.

Professora Jusleide Araújo

representante da Diretoria de Ensino – Leste 2


 

Plano Geral e Expectativas

Após a apresentação da direção da Obra e de membros da Comissão Organizadora, foram apresentadas a identidade visual e o plano geral de ambos os eventos, a relação de Cotas de Patrocínio, a apresentação da planta do Pavilhão de Expositores para locação de stands, além de informações e dúvidas gerais sobre a realização das ações.


Comemorando ainda os 30 anos dos Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo – CEDESP Dom Bosco Itaquera e os 40 anos da Associação Beneficente Bom Pastor, tanto a 5ª edição da FEITEC, bem como o 4º Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor têm ENTRADA GRATUITA e as inscrições e a aquisição de ingressos já podem ser feitas de forma on-line, diretamente no portal feiteczl.com


A FEITEC e o Congresso serão espaços para troca, interação, compartilhamento e geração de ideias.


Sobre a Obra Social Dom Bosco

A Obra Social Dom Bosco, há 42 anos em Itaquera, oferece proteção e acolhimento social a adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Só em 2022, foram mais de 1 milhão e 200 mil atendimentos.


Por meio de uma ação social planejada e formação profissional qualificada, a Obra Social Dom Bosco proporciona ainda autonomia, protagonismo e acesso à cidadania, ao fortalecer vínculos familiares e comunitários dos nossos atendidos.

 

SERVIÇO


FEIRA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA ZONA LESTE – FEITEC 5.0

De 20 a 23 de setembro de 2023

Rua Álvaro de Mendonça, 456 – Itaquera – São Paulo | SP


IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO SOCIAL E GESTÃO DO TERCEIRO SETOR

De 18 a 20 de setembro de 2023

Rua do Contorno, s/n – Itaquera – São Paulo | SP


Confira os horários e a programação completa em: www.feiteczl.com


Mais informações

11 2205.1106 ou 2205.1107

ou

comunicacao@domboscoitaquera.org.br

parceria@domboscoitaquera.org.br

241 visualizações0 comentário

Comments


NOVO FUNDO PARA O SITE 2 copy.png
FEITEC ZL 2023
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO SOCIAL E GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
bottom of page